11/04/2018

É possível derrubar a internet?

A Internet é uma ótima ferramenta, mas o quão resistente e imune a falhas ela é, seria possível derrubá-la impedindo nosso acesso aos serviços dela dependentes?



No mundo moderno com os sistemas de comunicação interligados, se ocorrer uma pane na rede mundial de computadores, nossas vidas seriam fortemente afetadas, sobrevivencialistas geralmente são precavidos, mas você deve conhecer pessoas que já usam pouco dinheiro em cédulas, e que suas movimentações financeiras, se dão na maioria das vezes, por meios de cartões ou transferências, ainda tem o pessoal do bitcoin, uma criptomoeda que pode ser usada na internet para compras de itens ou serviços.

Tudo muito bom, mas já imaginou se a internet caísse? Os bitcoins perderiam seu uso, transações financeiras não poderiam ser executadas, seus cartões não serviriam pra nada e provavelmente, sem comunicação, você nem poderia sacar o dinheiro que estivesse no banco. Os exemplos de problemas gerados por um “apagão” na internet são inúmeros, mas é preciso temer? Isso pode acontecer efetivamente?

O que posso dizer é que o sistema é frágil, recentemente uma reportagem veiculada no Olhar Digital revelou que os EUA se preocupam com a proximidade de submarinos e navios russos na região dos cabos de dados. Em caso de conflito se a Rússia atacar esses cabos, principalmente os mais remotos, isso poderia interromper seriamente a internet dos americanos.

Os cabos próximos a costa podem ser reparados em alguns dias, mas os cabos secretos, especiais localizados muito profundamente, seriam muito difíceis de reparar.

Essa fragilidade se dá porque toda a nossa internet é movida por esses cabos.
– Ah, não… então tudo bem, eu uso internet sem fio… “Tô de boas”!
Quem dera fosse mesmo assim tão simples, meu amigo! Na verdade você usa o serviço de internet sem fio, que é “disparado” pela sua operadora, mas que por sua vez tem que obrigatoriamente, obter a fonte original, de um dos chamados backbones, que são os grandes complexos que fornecem efetivamente a internet e que são interligados pelos cabos, citados acima, então para definir bem, backbones, são a união dos complexos físicos e dos cabos especiais. Se um complexo for bombardeado ou um cabo cortado, pronto… sem internet pra toda a região atendida.

Os cabos são especiais e claro que não é fácil cortar um deles, mas apesar de resistentes, não são indestrutíveis e acontece de tubarões mastiga-los, ou outros problemas. Na África a pouco tempo, um navio desceu sua ancora bem em cima de um desses cabos, causando transtornos por três semanas até conseguirem consertar o backbone.

Existem pessoas que tem grande parte da vida na internet, contas, fotos, mensagens importantes, arquivos, vídeos… A “computação em nuvem” é aclamada! Eu penso assim, é uma ferramenta fantástica, mas não é imune a falhas, apesar de lidar o tempo todo com ela, mantenho meus arquivos importantes sempre comigo(seja em discos rígidos ou pendrives), faço também anotações em papel e realmente não me sentiria confortável se todo meu dinheiro estivesse em bancos.

Para saber mais, o convido a ver meu vídeo abaixo.

Para assistir no Youtube acesse:

Para assistir no Dailymotion acesse:


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/ LEITURA COMPLEMENTAR

OLHAR DIGITAL: Disponível em:
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/eua-se-preocupam-com-proximidade-de-navios-russos-de-cabos-de-informacao/52494 - Acesso em 01/11/15

TECMUNDO: Disponível em: 
http://www.tecmundo.com.br/internet/31311-como-a-internet-passa-de-um-continente-para-o-outro-.htm - Acesso em 01/11/15

THE GUARDIAN: Disponvível em: 
http://www.theguardian.com/world/2012/feb/28/east-africa-internet-access-anchor - Acesso em 01/11/15.

Nota aos leitores: Todos os endereços, telefones e referências que são apresentados, são obtidos da rede mundial de computadores, e estão corretos no momento de sua publicação. Entretanto devido a natureza inconstante da internet, esses mesmos conteúdos podem se alterar.

______________________________________
Sobre: Direitos Autorais

Aqui, não existe intenção de infringir nenhum direito autoral. Todas as imagens utilizadas nesse vídeo são criações originais ou de propriedade dos autores e foram utilizadas sob a conformidade da lei de Direitos Autorais, Capítulo IV, Artigo 46 onde materiais protegidos podem ser utilizados parcialmente com finalidade de notícia ou de artigo informativo, crítica e paródia. A utilização das imagens também estão sob conformidade de Uso Justo (Fair Use).

All rights belong to their respective owners. All visual material was originally created or obtained from official advertisement of each specific subject. This material is in conformation with Fair Use: Criticism and comment, News reporting, Research and scholarship, Educational uses, Parody; as described at Copyright Act of 1976, 17 U.S.C. § 107.


Nenhum comentário:

Postar um comentário