13/04/2018

Tempestade solar

De tempos em tempos o assunto “tempestade solar” sempre aparece, algumas informações são muito boas, outras nem tanto. Mas o que é verdade e o que é mito quando falamos de tempestade solar? É necessário se preocupar, se preparar para um evento como esse?



O que uma tempestade solar, ou EMC(Ejeção de Massa Coronal) pode fazer? Será ela capaz de incendiar as cidades juntamente com as pessoas, como no filme presságio(2009) com Nicolas Cage? 

Não meus amigos, nos aqui na Terra não sofreríamos nenhum dano direto, mas dependendo da intensidade dela, os equipamentos elétricos/eletrônicos poderiam ser afetados e assim, de certa forma, nos atingir indiretamente. Isso seria complicado!

Ela poderia inutilizar satélites, consequentemente os GPS’s parariam de funcionar, o que levariam navios e aviões a ficar sem rumo! Também pode danificar os sistemas elétricos gerando “apagões”…. Adeus eletricidade! Sem eletricidade, sem aquecimento elétrico, ar condicionado, internet, televisão, telefones, abastecimento de água nas cidades – visto que muitas regiões dependem de bombeamento –, alimentos perecíveis estragariam, do mesmo modo alguns medicamentos e vacinas, não daria pra tirar dinheiros dos bancos, entre uma infinidade de outros efeitos colaterais.

Faça você um exercício mental e imagine um mundo sem energia, por vários dias, meses, ou até anos… Seria bem difícil, já que o mundo de hoje é quase que totalmente dependente de eletricidade. Nos já passamos por algumas tempestades solares, sabia? Vou enumerá-las abaixo em ordem cronológica a titulo de curiosidade e informação:

Setembro de 1859 – O Evento Carrington – A primeira e maior tempestade geomagnética já registrada. Sistemas de telégrafo na América do Norte e Europa entraram em pane, telegrafistas tomaram choques e auroras boreais foram relatadas em todo o mundo. Não houve grandes danos eu prejuízos enormes porque naquela época o sistema elétrico ainda engatinhava com pouquíssimas linhas e uso muito raro;

Em 1921 – Tempestade menos grave relatada, apenas interrupções em transmissões de rádio;

Em 1960 – Ocorreu outra tempestade, também leve e que só causou interrupções em transmissões de rádio por pouco tempo;

Março de 1989 – Essa danificou uma hidrelétrica e boa parte de Quebec (no Canadá) ficou sem energia, em Nova Jersey transformadores derreteram devido a intensidade da tempestade;

Dezembro de 2005 – Outra explosão solar abalou sistemas de navegação por 10 minutos, desorientando nesse período aviões e navios;

Julho de 2012 – Um tempestade solar “nível Carrington” foi observada e, por duas semanas de diferença não atingiu a terra em cheio. Se essa tempestade tivesse nos acertado, provavelmente você não estaria lendo esse texto, já que demorariam alguns anos para colocar pra funcionar os sistemas elétricos novamente.

Segundo Cássio Barbosa em seu texto “Os 156 anos de Carrington” os cientistas estimam uma chance de 12% de uma tempestade solar nos atingir nos próximos 10 anos. Essa estatística pode não ser sólida nem confiável, mas não quer dizer que a chance de ocorrer novamente seja zero. Assim seria interessante existir um plano de contingência para um evento como esse.

E eu? O que penso de tudo isso? Eu acredito fortemente que é muito mais provável ser assaltado ou sofrer algum desastre natural regional, mas de qualquer modo é sempre bom estar preparado com itens básicos, afinal uma tempestade solar pode não ocorrer mas crises pessoais e financeiras sempre estarão por aí nos rondando.

Se quiserem ver o vídeo mais descontraído que fiz sobre este assunto, aí vai:

Para assistir no Youtube acesse:
Para assistir no Dailymotion acesse:
http://www.dailymotion.com/video/x6hi20z


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/ LEITURA COMPLEMENTAR

CIENCIA E SAÚDE: Disponível em:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/os-156-anos-de-carrington.html Acesso em 01/11/15

HYPESCIENCE: Disponível em:
http://hypescience.com/o-que-aconteceria-se-uma-tempestade-solar-atingisse-a-terra/ - Acesso em 01/11/15

WIKIPEDIA: Disponvível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tempestade_solar_de_1859 - Acesso em 01/11/15.

Nota aos leitores: Todos os endereços e referências que são apresentados, são obtidos da rede mundial de computadores, e estão corretos no momento de sua publicação. Entretanto devido a natureza inconstante da internet, esses mesmos conteúdos podem se alterar.


Sobre: Direitos Autorais
Aqui, não existe intenção de infringir nenhum direito autoral. Todas as imagens utilizadas nesse vídeo são criações originais ou de propriedade dos autores e foram utilizadas sob a conformidade da lei de Direitos Autorais, Capítulo IV, Artigo 46 onde materiais protegidos podem ser utilizados parcialmente com finalidade de notícia ou de artigo informativo, crítica e paródia. A utilização das imagens também estão sob conformidade de Uso Justo (Fair Use).

All rights belong to their respective owners. All visual material was originally created or obtained from official advertisement of each specific subject. This material is in conformation with Fair Use: Criticism and comment, News reporting, Research and scholarship, Educational uses, Parody; as described at Copyright Act of 1976, 17 U.S.C. § 107.

Nenhum comentário:

Postar um comentário