12/04/2018

Gestão de Informações

Gestão de Informações-Dicas de captação e organização das fontes na internet



Em breve eu escreverei outro texto falando da importância da informação, mas antes acho importante mostrar modos eficientes de captação e como organizá-las de forma que você não se perca no emaranhado de notícias e com isso, acabe perdendo alguma informação realmente importante, no meio de trivialidades.

Creio que todos, temos sites que gostamos de acompanhar, eu mesmo tenho algumas centenas, mas imagine se eu tivesse que visitar esses sites um a um pra ver se existem atualizações, seria inviável.

Na dica de hoje quero falar sobre os leitores de conteúdo, eu particularmente uso o Inoreader – mostro um pouco dele no vídeo que estará no final da postagem – ele funciona trazendo todas as atualizações dos seus sites e blogs preferidos, diretamente pra você, assim não é preciso ficar entrando em todos eles, basta você cadastra-los e quando forem atualizados eles chegam até você através do Inoreader… como viciado em informação, eu não saberia mais viver sem esse serviço.

Outra dica interessante, as principais redes sociais, Facebook e Twitter, são desprezadas por alguns, como fonte de informação, mas também podem ser úteis. Veja essa citação:

“Em janeiro de 2009 um avião fez um pouso de emergência no rio Hudson, nos EUA e, em poucos segundos, as redes sociais estavam com comentários sobre o fato, o que foi um marco. Naquele momento a televisão e o rádio acabavam de ficar pra trás na história! As redes permitem a veiculação de informações em tempo real e essas informações dependendo do tipo, podem ser fundamentais para o preparador antecipar suas ações.”

Isso quer dizer que as redes sociais não devem ser menosprezadas, claro que tem muita coisa ruim, mas pra resolver isso basta você agregar as suas redes, apenas boas fontes, se é ruim deixe de fora, bloqueie, simples assim.

Um problema que eu enfrentava com redes sociais, no inicio do meu uso, era o tempo jogado fora no “feed de noticias”, tentando ver tudo que estava se passando, eu acabava perdendo tempo e muita coisa importante eu acabava não vendo.

Resolvi esse problema aprendendo a lidar com as listas de assuntos e separando as fontes por categorias, assim pode-se atuar com foco, evitando perder tempo, aprenda também a usar as notificações de forma mais útil… se você marcar para receber informações de tudo, vai acabar se perdendo na quantidade, escolha só as melhores fontes para receber notificações.

Veja abaixo um vídeo no meu canal, é simples, mas cumpre o papel … nele mostro um pouco do serviço Inoreader, uso das listas nas redes sociais e mais algumas dicas.

Para assistir no Youtube acesse:

Para assistir no Dailymotion acesse:

http://www.dailymotion.com/video/x6hhwcw

Nenhum comentário:

Postar um comentário